Sociedade Brasileira de Reologia

A Sociedade Brasileira de Reologia (SBR) é uma sociedade técnica formada por pessoas e empresas interessadas em reologia, a saber, a ciência do escoamento e deformação da matéria.


A Reologia involve o estudo do comportamento de materiais complexos, incluindo teoria e modelagem, caracterização e aplicações. Estes materiais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Como exemplos pode-se citar os polímeros, muitos alimentos, materiais biológicos, produtos farmacêuticos e cosméticos, petróleo e outros materiais da indústria do petróleo, entre outros. 


A SBR foi fundada em 09 de outubro de 2009 por um grupo de profissionais dos meios acadêmico e industrial que são ativos em diferentes aspectos da área da reologia.  A importância desta área tem crescido enormemente no Brasil, e acredita-se que a nossa comunidade técnica de reologia beneficia-se por possuir sua própria sociedade.


A SBR reúne acadêmicos e industriais interessados em usar princípios científicos para ajudar a entender processos e fenômenos associados ao escoamento e deformação da matéria. Desse modo, a SBR serve como interface entre a pesquisa acadêmica e a prática industrial: ambas são bem-vindas, mas é justamente a interação entre ambas o que torna a SBR única.


A SBR organiza a bi-anual Brazilian Conference on Rheology, que é o mais importante forum brasileiro para a discussão de problemas relacionados à reologia e ao escoamento de fluidos não newtonianos.


A SBR é membro do International Committee on Rheology.


Finalidade e objetivos da SBR


Suas finalidades específicas são

  1. 1contribuir para o desenvolvimento da reologia no Brasil;

  2. 2promover a pesquisa, intercâmbio e difusão do conhecimento em sua área de atuação;

  3. 3promover o conhecimento da reologia através da realização de eventos nacionais e internacionais tais como cursos, reuniões técnico-científicas, congressos, simpósios, conferências;

  4. 4promover o intercâmbio entre seus associados e entre associações congêneres;

  5. 5promover o intercâmbio entre seus associados e a comunidade científica internacional de reologia;