Sociedade Brasileira de Reologia

A SBR é uma sociedade técnica formada por pessoas e empresas interessadas em reologia, a saber, a ciência do escoamento e deformação da matéria.

A Reologia envolve o estudo do comportamento mecânico de materiais de microestrutura complexa, incluindo teoria e modelagem, caracterização e aplicações. Estes materiais estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia. Como exemplos podem-se citar os polímeros, diferentes alimentos, materiais biológicos, produtos farmacêuticos e cosméticos, e diversos materiais presentes na indústria do petróleo, dentre outros.

A SBR foi fundada em 09 de outubro de 2009 por um grupo de profissionais dos meios acadêmico e industrial que são ativos em diferentes aspectos da área da reologia.  A importância desta área tem crescido significativamente no Brasil, e acredita-se que a nossa comunidade técnica de reologia se beneficia por possuir sua própria sociedade.

A SBR reúne acadêmicos e industriais interessados em usar princípios científicos para ajudar a entender processos e fenômenos associados ao escoamento e deformação da matéria. Desse modo, a SBR serve como interface entre a pesquisa acadêmica e a prática industrial: ambas são bem-vindas, mas é justamente a promoção da interação entre ambas um dos principais escopos da SBR.

SBR organiza a bi-anual Brazilian Conference on Rheology, que é o mais importante forum brasileiro para a discussão de problemas relacionados à reologia e ao escoamento de fluidos não newtonianos.

A SBR é membro do International Committee on Rheology.

Finalidade e objetivos da SBR

  1. Contribuir para o desenvolvimento da reologia no Brasil;

  2. promover a pesquisa, intercâmbio e difusão do conhecimento em sua área de atuação;

  3. promover o conhecimento da reologia através da realização de eventos nacionais e internacionais tais como cursos, reuniões técnico-científicas, congressos, simpósios, conferências;

  4. promover o intercâmbio entre seus associados e entre associações congêneres;

  5. promover o intercâmbio entre seus associados e a comunidade científica internacional de reologia.

Oportunidades profissionais

Este é um serviço gratuito da SBR, prover informações sobre ofertas de empregos, estágios, etc. em áreas afins à reologia. Os interessados em divulgar oportunidades profissionais devem enviar um e-mail para sbreologia@sbreologia.br, contendo os detalhes da vaga oferecida, e o mesmo será publicado neste espaço.

Técnico em química

O Grupo de Reologia está com uma vaga aberta para técnico com formação em química. O objetivo da vaga é a supervisão dos laboratórios, visando a manutenção da ordem. Ademais, espera-se promover uma readequação de procedimentos às normas vigentes de segurança. O candidato deve ter experiência prévia no gerenciamento de laboratórios e coordenação de equipes.

GReo logo
Processo seletivo
Finalizado 100%

Engenheiro de Pesquisa

O Grupo de Reologia está com vagas abertas para pesquisadores que desejam participar de projetos interdisciplinares, em parceria com a Petrobras, acerca da reologia de fluidos complexos na indústria de petróleo. A caracterização reológica será obtida através de reometria cisalhante, interfacial e capilar. Serão conduzidos testes a pressão atmosférica e/ou alta pressão.

GReo logo
Processo seletivo
Finalizado 100%

Notícias

Transparência

A ata de fundação e o estatuto da Sociedade Brasileira de Reologia estão disponíveis para quem quiser acessá-lo.

Diretoria e Conselho

pmendes_nova

Presidente

Departamento de Engenharia Mecânica

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

monica

Vice-presidente

Departamento de Engenharia Mecânica

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

veronica

Secretária Geral

Escola de Química

Universidade Federal do Rio de Janeiro

thompson

Tesoureiro

Departamento de Engenharia Mecânica

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Conselho consultivo

Apoio

A SBR gostaria de agradecer o apoio de nossos parceiros comerciais

1200px-Logo_White_Anton_Paar_RGB
Fale conosco

Tem sugestões, dúvidas ou quer nos conhecer melhor? Entre em contato e teremos um imenso prazer em lhe responder!